Formigamento nos dedos? Dor constante no ombro? Braço pesado ou perdendo a força? Isso pode ser problemas da Coluna Cervical!
Os membros superiores são inervados por ramos anteriores que tem origem nas vértebras cervicais, mais especificamente na quinta vértebra cervical até a primeira vértebra torácica.
Inúmeras causas podem levar ao desalinhamento (disfunção/subluxação) dessas vértebras causando alterações na transmissão neural para os membros superiores, podendo assim resultar em diminuição de força, alteração de sensibilidade, dor no trajeto e mais.
Pacientes com protusão discal, hérnia de disco, tensão muscular ou até mesmo traumas nestas regiões, como a lesão de chicote (Whiplash), ocorrendo frequentemente em acidentes automotivos, podem carregar estes sintomas.
Essa rede de nervos (conhecida como plexo braquial) atravessa passagens e túneis que por diversas razões como espasmo muscular, inflamação, má formação congênita, entre outras, podem acarretar no fechamento de alguma dessas passagens, levando a patologias como Síndrome do Desfiladeiro Torácico e a Síndrome do Túnel do Carpo.
Todas essas disfunções citadas podem causar dores, formigamentos, fraqueza, podendo afetar uma pequena região até todo o lado acometido.
O tratamento pode ser por via medicamentosa para a diminuição da dor e inflação. Mas é indispensável o diagnóstico físico-funcional para encontrar o ponto principal de compressão e agir diretamente na causa do problema.