Pilates é um conjunto de exercícios que leva em consideração a qualidade e não a quantidade dos movimentos, respeita a particularidade de cada aluno, e é uma das indicações ao se trabalhar com Pilates na Gestação.
A gestação é um período de intensas mudanças na vida da mulher, sendo elas, fisiológicas, familiares e psicológicas. A prática do método Pilates durante esse período vem com intuito de amenizar essas mudanças e passar informações necessárias para um parto bem sucedido, promovendo bem estar físico e qualidade de vida para a gestante.
Durante a gestação, o assoalho pélvico auxilia na sustentação do útero gravídico, e é comum a partir do 2º ou 3º trimestre dar indícios de que está fraco. Um dos sinais que podem aparecer é:
Incontinência Urinária por Urgência – que é a perda involuntária de urina acompanhada de urgência, ou;
Incontinência Urinária por Esforço – que é a perda passiva de urina devido a um aumento da pressão abdominal, como tossir, respirar ou rir.
Além disso, podem relatar desconforto na região lombar ou mesmo dor em sínfise púbica. Portanto, todas as mulheres precisam e devem fortalecer assoalho pélvico e, se tratando de período gestacional, mais ainda.
Quanto mais a barriga cresce mais desorganizado fica o centro (estruturas em geral). Outro item importante que acaba acontecendo muitas vezes é a diástese -ocorrendo em cerca de 66% das gestantes – que é o afastamento dos feixes do reto abdominal e da linha alba.
Se não ocorrer durante a gestação, tende a se desenvolver durante o segundo estágio do trabalho de parto, caso a mãe prenda demais a respiração ao fazer força para empurrar o bebê, que acaba sendo direcionado em direção a parede abdominal.
Trabalho da Respiração
Durante o Pilates na gestação, a frequência respiratória aumenta e o volume residual diminui.
Fortalecimento da Musculatura do Abdômen
O Pilates além de trabalhar os músculos abdominais superficiais, também ativa um músculo mais profundo chamado transverso do abdômen. A ativação de todos esses músculos é importante durante a gravidez, pois normalmente eles se distendem trazendo desequilíbrios posturais.
Fortalecimento de Assoalho Pélvico
Assoalho pélvico fortalecido melhora a capacidade de estirar e relaxar mais facilmente durante o parto, melhorando a circulação na região pélvica, além de prevenir incontinência urinária, apoiando os órgãos da pelve e prevenindo o mal alinhamento das articulações do quadril e sacrilíacas.