O QUE É ENTORSE DE TORNOZELO?
A entorse de tornozelo é uma lesão muito comum e ocorre, normalmente, de forma traumática devido à inversão excessiva (quando o pé vira para fora bruscamente) do pé durante a realização de atividades cotidianas, como andar, correr ou saltar.
O tornozelo é uma estrutura composta por três ossos (tíbia, fíbula e tálus), tendões e vários ligamentos, que são responsáveis por manter a estabilidade e evitar que o pé faça um movimento exagerado “para dentro” ou “para fora”. A entorse de tornozelo ocorre quando o sujeito “pisa em falso” no chão e o pé realiza um movimento brusco. Pode ser em inversão, no qual o pé vira para fora (muito mais comum, representando cerca de 90% das entorses) ou em eversão, onde o pé vira para dentro.
A ENTORSE DE TORNOZELO POSSUI 3 GRAUS:
Grau I – Estiramento dos ligamentos, com formação de edema e presença de dor;
Grau II – Ligamentos parcialmente rompidos e instabilidade da articulação, com presença de edema e rigidez na movimentação. Dor de intensidade moderada.
Grau III – Ruptura total dos ligamentos e muita instabilidade no pé, com grande dificuldade para manter-se em pé e dor intensa.
O DIAGNÓSTICO da entorse é feito por um médico especialista que irá fazer uma avaliação da lesão e exames complementares como o exame de imagem descartando assim fraturas associadas e ruptura de ligamentos.
A FISIOTERAPIA em casos de entorse de tornozelo é de fundamental importância, visando a estabilidade do tornozelo, combate à dor, recuperação e fortalecimento das articulações afim de evitar lesões mal curadas que poderá gerar recidivas de entorse ou problemas pela lesão no futuro.