A condromalacia patelar, também chamada de condropatia patelar, trata-se de um desgaste da articulação do joelho que geralmente é consequência do enfraquecimento do músculo quadríceps, ou pelo formato do joelho do indivíduo ou pelo posicionamento do seu pé. Estas condições quando associadas ao excesso de peso e ao esforço repetitivo são as maiores causadores da doença.
Os sintomas da condromalacia patelar incluem:
-Dor no joelho ao subir e descer escadas, correr ou levantar-se da cadeira
-Dor em volta da patela do joelho especialmente ao dobrar a perna
-Ardência ou dor no joelho ao ficar com a perna dobrada por algum tempo
-Sensação de crepitação ou estalos no joelho.
-Edema local
Pode haver suspeita desta alteração quando a pessoa pratica atividade física que gera impacto articular do joelho, especialmente a corrida. No entanto, esta alteração também pode surgir em pessoas que não praticam atividade física, e neste caso, é mais comum em mulheres.
A condromalacia, em seus primeiros graus, tem cura e ela pode ser alcançada em algumas semanas se o indivíduo realizar o tratamento de forma correta. Este consiste em:
-Desinflamar a região
-Recuperar a integridade da articulação
-Fortalecer e alongar os músculos da perna
-Adequar o posicionamento da #patela e dos pés.
Ja em indivíduos diagnosticados com #condromalaciapatelar, grau 3 ou 4 poderão ser submetidos a uma #cirurgia de #artroscopia.
O tratamento para condromalacia patelar pode ser feito com o uso de analgésicos para diminuir a dor, anti-inflamatórios para controlar a inflamação e fisioterapia para melhorar o posicionamento da patela e melhorar a função do joelho. Casos mais graves podem ser tratados de início cirurgicamente e posteriormente com fisioterapia.
Recomenda-se ainda:
-Evitar salto alto
-Usar sapatos que apoiam bem os pés
-Não cruzar as pernas quando sentado
-Manter a boa postura
-Emagrecer, para diminuir a sobrecarga no #joelho
-Evitar subir rampas ou fazer #exercíciosem locais íngremes.
Cuide-se, a prevenção é sempre o melhor caminho.